Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ADESIVO DE CAUTELA






CURIOSIDADES DO JAPÃO – TRÂNSITO E VEÍCULO



Numa das postagens  anteriores relatei  as diferenças culturais do Brasil e do Japão. Desta vez relatarei sobre  hábitos e costumes dos japoneses. Vamos falar sobre o trânsito no Japão. De início confunde-se  pela direção inglesa principalmente  para os recém chegado mas, o que impressiona é a existência de ruas muito estreitas que mal passa um carro além  de ser  mão dupla,  consequentemente   alguem  terá que dar  o  ré. O estranho é quando  pretende cortar o caminho a gente roda e roda mas sempre acaba se dando mal, isto é,  parece não haver certa lógica pois muitas  ruas são becos sem saída.  Os motoristas japoneses na maioria parece não gostar de acionar pisca pisca, ou dá praticamente em cima onde pretende  entrar  ou nem se preocupa.  É claro que existe a lei, por sinal muito rigorosa, altas multas, pontuação,  suspensão da carta por longos anos mas,  parece que muitos  desafiam principalmente em dirigir falando ao celular ou enviando e-mail, “um perigo” na febre de smartphone. Mas  nos cruzamentos onde  não há preferencial , normalmente  todos seguem a regra de bom senso sendo no sistema  alternados.  Dificilmente nota-se  num congestionamento  algum espertinho  querendo levar vantagem cortando a fila. Interessante é o uso de pisca alerta como sendo linguagem de agradecimento.  Já ouvi  japoneses afirmando que os estrangeiros dirigem mal mas  tenho  contestado expressando que na realidade são excelentes  motoristas,  porém um pouco  indiciplinados, talvez  pela   diferença na legislação e costumes de seu país. Também  estranhamos  os semáforos que estariam aceso o verde e o vermelho ao mesmo tempo num conjunto de várias sinalizações no mesmo local. E buzinar é sinônimo de ofensa, mesmo quando aqueles que ficam “ensebando” tem que se conter. Só se usa em situações para  alertar o perigo ou em  emergências. O mais difícil é  aguardar a lerdeza de motoristas pricipalmente no semáforo de três fases quando na abertura é de alguns segundos, haja paciência. Interessante são os   adesivos obrigatórios que são fixados na frente e atrás do veículo para motoristas de carta nova, idosos, paraplégicos, surdos, nas cores determinados (adesivos de cautela) uma praticidade do primeiro mundo.



RESPEITO NO TRANSITO

De modo geral os motoristas tem imenso respeito com os pedestres porém,  nem sempre são recíprocas,  abusam e não procura pelo menos apertar o passo na travessia , muito nem  olham ao redor. Acho que, mesmo que esteja nos seus direitos,  eu não confiaria tanto em certos motoristas  (desligados ou vacas bravas) se bem que os motoristas respeitam e  dão preferência aos pedestres. Os carros de japoneses são geralmente bem equipados até em matéria de sonorização porém,  dificilmente andam de alto volume ou exageram na acústica, isto é ele curti o som para si próprio e não obriga os outros a ouvirem ou para serem notado quando está passando. Agora na matéria de segurança aqui no Japão é invejável  pois nunca ouvi falar que alguem fora  assaltado parado no semáforo,   brigar  pela vaga no estacionamento, aqueles  festivais de buzinadas, cantar pneus para se  aparecer,  motorista costureiro,  flanelinhas que se não der caixinha risca o carro, levar fechada de propósito e vice-versa,  arrombamento para roubar qualquer objeto, tanto é que até pouco tempo atrás era normal  estacionar  em frente às lojas de conveniências largando-o com motor ligado, janelas abertas, compras e bolsa bem a vista e ninguem se importava. Não significa que seja zero em ocorrência criminal mas,  certamente é muito mais seguro comparando com muitos países. O valor de carros em vista pelo que os dekasseguis  (operários) ganham até que é bem ascessível  nota-se porém que muitos com certa facilidade adquirem  modelo de carros bem superiores em relação ao que possuia em seu país. O licenciamento  é de dois a dois anos alterando o valor de acordo com a potência do motor mas o impôsto (IPVA do Brasil)  é anual baseado pelo pêso do veículo e não pelo ano.  Particularmente  acho um pouco alto. O prêço da gasolina comum não chega a dois dólares mas geralmente a manutensão do carro não sai barato, dependendo do defeito é preferível mandar amassar  ou seja dar o fim.  Outro detalhe é que a maioria dos veículos  possuem  câmbio automático e ar condicionado.  O engraçado é a alavanca do limpador de parabrisa no lado esquerdo  e o pisca pisca  no lado direito contrário dos outros países  pois até acostumar pensa que deu pisca mas está limpando o para-brisa.E na região da poderosa indústria daToyota  em Aichi ken,  atualmente existe a opção de exame teórico no exame de carteira de habilitação no  idioma em português. Mas devevemos ter muito cuidado  pois a lei ficou bem mais rigorosa principalmente ao motorista alcoolizado, e estacionar deve tomar cuidado com as placas prega peças que, as vezes fica escondido ao alto do poste, atrás de galhos de árvores e além disso escrita em kanji (ideograma) e muitos estrangeiros não sabe interpretar o seu significado. Aliás as maiores infrações cometidas por brasileiros no transito, segundo as auto-escolas,  são por excesso de velocidade. E o pior , muitos batem o carro por acreditar que conduziam no preferencial. Puro desconhecimento pois cruzamento sem semáforo e com ruas de mesmas larguras, a preferência é do carro que vai cruzar no sentido esquerda para direita. Enfim citei algumas fatos pitorescos,  podendo ser interessante ou servir  apenas como curiosidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário