CURIOSIDADES DO JAPÃO – TRÂNSITO E VEÍCULO
Numa
das postagens anteriores relatei as diferenças culturais do Brasil e do Japão.
Desta vez relatarei sobre hábitos e
costumes dos japoneses. Vamos falar sobre o trânsito no Japão. De início
confunde-se pela direção inglesa
principalmente para os recém chegado
mas, o que impressiona é a existência de ruas muito estreitas que mal passa um
carro além de ser mão dupla, consequentemente alguem
terá que dar o ré. O estranho é quando pretende cortar o caminho a gente roda e roda
mas sempre acaba se dando mal, isto é,
parece não haver certa lógica pois muitas ruas são becos sem saída. Os motoristas japoneses na maioria parece não
gostar de acionar pisca pisca, ou dá praticamente em cima onde pretende entrar ou nem se preocupa. É claro que existe a lei, por sinal muito
rigorosa, altas multas, pontuação, suspensão da carta por longos anos mas, parece que muitos desafiam principalmente em dirigir falando ao
celular ou enviando e-mail, “um perigo” na febre de smartphone. Mas nos cruzamentos onde não há preferencial , normalmente todos seguem a regra de bom senso sendo no
sistema alternados. Dificilmente nota-se num congestionamento algum espertinho querendo levar vantagem cortando a fila.
Interessante é o uso de pisca alerta como sendo linguagem de agradecimento. Já ouvi
japoneses afirmando que os estrangeiros dirigem mal mas tenho
contestado expressando que na realidade são excelentes motoristas,
porém um pouco indiciplinados,
talvez pela diferença na legislação e costumes de seu
país. Também estranhamos os semáforos que estariam aceso o verde e o
vermelho ao mesmo tempo num conjunto de várias sinalizações no mesmo local. E
buzinar é sinônimo de ofensa, mesmo quando aqueles que ficam “ensebando” tem
que se conter. Só se usa em situações para alertar o perigo ou em emergências. O mais difícil é aguardar a lerdeza de motoristas pricipalmente
no semáforo de três fases quando na abertura é de alguns segundos, haja
paciência. Interessante são os adesivos obrigatórios que são fixados na
frente e atrás do veículo para motoristas de carta nova, idosos, paraplégicos,
surdos, nas cores determinados (adesivos de cautela) uma praticidade do
primeiro mundo.
RESPEITO
NO TRANSITO
De
modo geral os motoristas tem imenso respeito com os pedestres porém, nem sempre são recíprocas, abusam e não procura pelo menos apertar o passo
na travessia , muito nem olham ao redor.
Acho que, mesmo que esteja nos seus direitos, eu não confiaria tanto em certos
motoristas (desligados ou vacas bravas)
se bem que os motoristas respeitam e dão
preferência aos pedestres. Os carros de japoneses são geralmente bem equipados
até em matéria de sonorização porém,
dificilmente andam de alto volume ou exageram na acústica, isto é ele
curti o som para si próprio e não obriga os outros a ouvirem ou para serem
notado quando está passando. Agora na matéria de segurança aqui no Japão é invejável
pois nunca ouvi falar que alguem fora assaltado parado no semáforo, brigar
pela vaga no estacionamento, aqueles festivais de buzinadas, cantar pneus para se aparecer, motorista costureiro, flanelinhas que se não der caixinha risca o
carro, levar fechada de propósito e vice-versa, arrombamento para roubar qualquer objeto, tanto
é que até pouco tempo atrás era normal
estacionar em frente às lojas de
conveniências largando-o com motor ligado, janelas abertas, compras e bolsa bem
a vista e ninguem se importava. Não significa que seja zero em ocorrência
criminal mas, certamente é muito mais
seguro comparando com muitos países. O valor de carros em vista pelo que os
dekasseguis (operários) ganham até que é
bem ascessível nota-se porém que muitos
com certa facilidade adquirem modelo de
carros bem superiores em relação ao que possuia em seu país. O
licenciamento é de dois a dois anos
alterando o valor de acordo com a potência do motor mas o impôsto (IPVA do
Brasil) é anual baseado pelo pêso do
veículo e não pelo ano.
Particularmente acho um pouco
alto. O prêço da gasolina comum não chega a dois dólares mas geralmente a
manutensão do carro não sai barato, dependendo do defeito é preferível mandar
amassar ou seja dar o fim. Outro detalhe é que a maioria dos
veículos possuem câmbio automático e ar condicionado. O engraçado é a alavanca do limpador de
parabrisa no lado esquerdo e o pisca
pisca no lado direito contrário dos
outros países pois até acostumar pensa
que deu pisca mas está limpando o para-brisa.E na região da poderosa indústria
daToyota em Aichi ken, atualmente existe a opção de exame teórico no
exame de carteira de habilitação no
idioma em português. Mas devevemos ter muito cuidado pois a lei ficou bem mais rigorosa
principalmente ao motorista alcoolizado, e estacionar deve tomar cuidado com as
placas prega peças que, as vezes fica escondido ao alto do poste, atrás de
galhos de árvores e além disso escrita em kanji (ideograma) e muitos
estrangeiros não sabe interpretar o seu significado. Aliás as maiores infrações
cometidas por brasileiros no transito, segundo as auto-escolas, são por excesso de velocidade. E o pior ,
muitos batem o carro por acreditar que conduziam no preferencial. Puro
desconhecimento pois cruzamento sem semáforo e com ruas de mesmas larguras, a
preferência é do carro que vai cruzar no sentido esquerda para direita. Enfim citei
algumas fatos pitorescos, podendo ser
interessante ou servir apenas como curiosidade.