Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Momento de Reflexão


 MOMRRE TO DE REFLEXÃO

Um menino diz à sua mãe  “ mãe eu pintei o teu lençol com batom”.   A mãe fica furiosa bate-lhe e deixa –o inconsciente, em seguida pede-lhe  “ abre os olhos por favor ”, mas já era tarde de mais, o seu coração parou de bater. A mãe volta para o quarto e vê o que está escrito no lençol  “ MÃE...EU TE AMO! ”

LIÇÃO:

Pense duas vezes antes de tomar uma decisão, talvez essa decisão,  pode valer uma “ VIDA ”.
























quinta-feira, 12 de abril de 2012

DIFERENÇAS CULTURAIS – BRASIL - JAPÃO
Em vista de que muitos Dekasseguis passam por dificuldades devido à diferença cultural  para poderem viver em harmonia com as duas culturas, acho fundamental que se leve em consideração alguns aspectos de conceitos e fórmulas.  Na realidade, independente do tempo em que vivemos, aqui é difícil saber até que ponto conhecemos esta cultura, que por sinal é meio complicada para nós latinos. Desde a adaptação até a aceitação incondicional, afinal devemos gratidão ao país, por ter nos recebido. Existem essas diferenças mais comuns entre situações, atitudes, costumes, comportamentos totalmente inversos, contrário, oposto ou que se difere. Citarei alguns: no Brasil chamamos a pessoa pelo nome e no Japão pelo sobrenome; Coca-Cola por Cola; Mercedes Bens por Bens; Volante na esquerda e pista de ultrapassagem pela esquerda  no Brasil e  o Volante  na direita e a pista de ultrapassagem pela direita no Japão;  Serra empurrando o serrote  e aqui puxa para serrar;  fechadura da porta vira a chave para esquerda para fechar e aqui é o contrário abre virando para esquerda. No Brasil a educação é livre, solto e aqui é controlada (austera); O lado que inicia a leitura do livro é inverso; A escrita tradicional japonesa é de cima para baixo;  Prevalece o individualismo no Brasil e no Japão prevalece o grupo;  no Brasil prevalece os imediatistas e no Japão prevalece os Cautelosos; no Brasil os Valores são diversificados e no Japão os Valores são Padronizados; no Brasil dá Preferência para Mulheres e no Japão não há estabelecimento de Preferência para Mulheres; no Brasil há Liberdade de Expressão em locais Públicos e no Japão é Reservado em Locais Públicos. Enfim, estas Diferenças são justificáveis, pois o  Brasil  é um País Multirracial (Índios + Europeus + Africanos), Árabes, Asiáticos, etc. e o Japão é um País de Raça Única, considerando-se que o Brasil tem 500 e poucos anos de história e o Japão mais de 3000 anos. Concluímos que reconhecer ou conscientizar de que as duas Culturas são totalmente Opostas, e saber diferenciar os Valores das duas Culturas e Viver em Harmonia mantendo o raciocínio equilibrado, é um Desafio Constante.

domingo, 1 de abril de 2012

ALERTA AOS GOLPES



ALERTA AOS GOLPES
Frequentemente, assistimos na televisão alguns casos de vítimas de golpes aplicados por quadrilhas especializadas em enganar pessoas, mesmo aqui no Japão. Com intuito de alertar e precaver a nossa comunidade de Dekasseguis, em relação às armadilhas existentes, como por exemplo, não cair no conto de qualquer espécie, faço esta postagem, pois como dizia a minha avó: quando a esmola é grande até o santo desconfia. A polícia japonesa e entidades particulares têm divulgado estes golpes através de panfletos e outros meios de comunicação, porém o alvo são principalmente os idosos. Essa prática de estelionato é conhecido como “Ore-Oré”. Geralmente o contato é feito pelo telefone, sendo o mais comum a grande soma em dinheiro que teria direito de receber, seja por restituição de imposto, pagamento de seguro, sorteio de alguma promoção e até herança. Entretanto, isso pode até ser verdadeiro, mas antes de tomar qualquer atitude, converse com familiares, amigos, consulte um advogado ou vá a uma delegacia de polícia pedir orientação. Isto porque após o depósito dos valores pedidos, “já era”, popularmente falando. Existem também golpes aplicado na rua, abordando jovens, oferecendo tratamento estético gratuito sem compromisso. Porém, estes golpes induzem a dar continuidade no tratamento, fazendo firmar contrato de um ano e com alto valor, além de ter que comprar uma enorme quantidade de cosméticos. Evidentemente, sem experiência e devido à ingenuidade, as pessoas acabam aceitando. Aliás, dizem que existem em toda parte, o já conhecido golpe com esquema de pirâmide. Dentro de vários produtos, tem o que oferece uma oportunidade de serviço, no qual comprando suprimentos de saúde, se tornaria membro e caso apresentasse o produto aos amigos, na venda receberia uma porcentagem de lucro. Além disso, se convencê-los a se tornarem membros, receberiam uma comissão mais alta ainda. Parece um bom negócio. As pessoas ficam eufóricas pedindo empréstimo à financiadora para comprar produtos e, claro, fazer cadastramento. Porém, acontece o pior. Não conseguem vendê-los e tendo que se responsabilizar pelo estoque e uma alta dívida, sem contar que acabam perdendo muitas amizades devido à insistência na venda. O que realmente devemos estar sempre conscientes, é que jamais empreste seu nome a terceiros, pois poderá ter sérios problemas com Cartão de Crédito, Cartão de Banco, Senhas, o Inkan (carimbo), Gaikokujin Tooroku (Carteira de Identidade de Estrangeiro), Carteira de Motorista, Passaporte etc., sem saber para qual finalidade serão utilizados. Sejamos Responsáveis pelas nossas Ações.