Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Japão - O Momento

Japão – O Momento
Muitas pessoas do Brasil me perguntam se ainda é viável vir trabalhar no Japão. É difícil responder  pois depende de ponto de vista de cada um. Na realidade já fazem mais de 20 anos este movimento chamado Dekassegui. No início os trabalhadores que  emigraram sofreram muito devido o desconhecimento da lingua, diferança nos costumes, da cultura, da ética, regras e principalmente da alimentação.  Não havia lojas, comércios, escolas destinados a brasileiros como existem na época atual.  Mas comenta-se que o salário era bem gratificante (envelope recheado). Apesar de o custo de vida ser alto em relação ao Brasil, fazendo um pouco de economia dava resultados impressionantes pois  em pouco espaço de tempo  possibilitava-se  em adquirir  imóveis, veículos ou mesmo altos investimentos  no Brasil.   Evidentemente todos sabem das dificuldades econômica do Japão, desde a do Lehman Brothers,  do Mega desastre natural (terremoto e tsunami)  no nordeste japonês,  a enchente na Tailândia, o impácto do acidente nuclear  e a crise da UE (União Européia) que enfrenta a questão estrutural da economia de zona do Euro.   Não obstante o mercado de trabalho japonês não podendo ficar ileso das oscilações cambiais do Euro, forçosamente investe nas exportações efetivamente em setores automotivos e eletroeletrônicos como estratégia de expansão no Mercado Global.  Obviamente as empresas japonêsas irão inevitavelmente necessitar em contratações de estrangeiros, consequentemente favorecendo a mão de obra brasileira (Dekasseguis). Porém como tambem existem grande concentração de outros estrangeiros asiáticos como chineses, filipinos, indonésios, coreanos, etc., a concorrência visivelmente é grande tendo que competir pelas vagas de trabalho com vantágens para quem possuir o conhecimento suficiente do nihongô.  Fundamentalmente para quem fala o idioma japonês terão mais opções de trabalho haja visto que vontade e dedicação é o que não faltam aos brasileiros. Outro detalhe e´o envelhecimento da população do Japão e baixo índice de natalidade significando maior necessidade de mão de obra estrangeira.  Aliás, se ainda é compensável ou quando  haverá a possibilidade em voltar  àquelas épocas de Vacas Gordas é uma incógnita pois tudo depende da recuperação da economia japonêsa. Certamente a superarção virá mais cedo que imaginamos.

Tokyo Sky Tree

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Perspectiva do Japão

A PERSPECTIVA DO JAPÃO

Notadamente o Brasil é um país abençoado por Deus, driblou várias crises posicionando-se em destaque na economia mundial,  mantendo efetivamente a economia aquecida.  No entanto o Japão está se reerguendo após o catástrofe de 11 de março de 2011 e também afetado pela atual crise da União Européia.  É evidente a preocupação de milhares de brasileiros (Dekasseguis) que estão batalhando, dedicando com toda relevância,  obviamente torcendo para que a  recuperação do país seja consolidada. Na realidade os emprêgos para a comunidade estão a todo vapor. Haja visto a quantidade de anúncios nas revistas e jornais  principalmente pelas empreiteiras. Vejo isto como termômetro da situação.  Os brasileiros estão sentindo que no momento atual a língua (nihongo) é fundamental para uma bôa colocação de trabalho. Evidentemente adquirir uma qualificação profissional contribui para um melhor emprêgo e melhor salário. Portanto a  especialização técnica está se tornando o “boon” para a comunidade Dekassegui, inclusive, atualmente existem várias opções em áreas diversificadas, com cursos e especializações em português aqui no Japão significando a oportunidade para os nikkeis que querem permanecer no Japão ou mesmo para aqueles que pretendem retornar ao Brasil, com melhor bagagem.  Realmente acho viável que,  com a recuperação  da economia japonesa certamente o fluxo migratória irá aumentar muito.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

BRASIL - Consolidação no mundo econômico

BRASIL
Veiculou no noticiário na Imprensa  japonesa que o Brasil ultrapassou o Reino Unido sucedendo-se na sexta maior Economia do Mundo..
O Produto Interno Bruto (PIB) ou (GDP)  em 2011 o Brasil foi considerado um  país emergente, superou o Reino Unido subindo no ranking das maiores economias mundiais. Já era previsto pelo FMU, pelas consultorias EIU (Economic Intelligence Unit) e a BMI (Business Monitor International.  Segundo uma transmissão da BBC inglesa a (CEBR) Centro de Pesquisa Econômica de Negócios fez projeções em relação a perspectiva  do Brasil em que dentro de alguns anos provavelmente ultrapasará a França e a Alemanha.
O minístro Guido Mantega (Fazenda) informou que o crescimento econômico do Brasil, está prosseguindo em rítimo maior, podendo exceder as tendências em mínimo espaço de tempo prosseguindo com planos de expansão econômico, demostrando sua total autoconfiança.
 Evidentemente espero que haja crescimento aumentando o emprego e a renda da população para  que os brasileiros possam ter um padrão de vida igual aos europeus.
Sinto orgulho de ser brasileiro, gosto do Japão e  procuro sempre demonstrar aos japoneses que o Brasil não é somente Futebol, Carnaval e a Amazônia.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

SmartPhone para os Dekasseguis

SMARTPHONE


É impressionante o sucesso de Smartphone. Eu particularmente como todo cidadão dekassegui, considero um equipamento inseparável, irresistível, imprescindível e muito importante. Imaginem a internet na mão a todo instante e em qualquer local, o telefone celular, notícias (principalmente do Brasil), redes sociais, e-mail, etc..
Quem já possui não larga e quem não tem com certeza vai querer ter um. Aí que muita gente fica em dúvida em escolher a operadora, o equipamento e o modelo que terá de escolher. Tem o fator preço, eficiência, vantagem, praticidade. Só para ter uma idéia aqui no Japão a Apple detém 72% do mercado de Smartphone segundo uma pesquisa recente após o lançamento do iPhone 4s oferecido pelo Au e Softbank, diretamente competindo com o sistema operativo Android da Docomo, o Galaxy.Na verdade essa percentagem equivale a 2,34 milhões de iPhones vendidos. Porém no Mercado Global o sistema operacional Android detém 52,2% de SmartPhone vendidos significando 60,5 milhões,
A Sansung foi a empresa que mais SmartPhone vendeu no terceiro trimestre do ano passado. Atualmente a Android, isso no mundo todo está na faixa de 58% e a iOS da Apple 18%. Dizem que nos próximos anos a Windows Phone7 da Microsoft vai estar lado a lado com as concorrentes.